Alguma vez você já viu nas redes sociais vídeos de pessoas chegando em casa e se deparando com um cenário de destruição de móveis, objetos, almofadas, sofás… e tenho certeza que você também riu da situação. Parece engraçado, às vezes não levamos a sério, mas é uma situação bem preocupante.
Muitas vezes, o cão apresenta comportamentos destrutivos por estar sentindo falta de uma rotina, ou por estar sem um suporte emocional satisfatório.
É muito comum cães filhotes terem esse tipo de comportamento porque estão em uma fase de descobertas, e esta é uma das formas de se conhecer o mundo. Inclusive, é um comportamento natural da espécie. Os peludos herdaram esse comportamento dos ancestrais. Eles adoram roer, cavar, destrinchar, desossar e destruir.
Você pode perceber que, quando o cão possui uma rotina satisfatória, raramente ele apresenta esses comportamentos. Mas pode acontecer! ele pode estar passando por uma fase difícil, como separações, nascimento de filhos (humanos), etc. Talvez ele tenha iniciado esses desvios por causa da dificuldade em lidar com alguns sentimentos, como o estresse, o medo, ruídos, redução do espaço ou mudança de ambiente.
É natural também os tutores acharem que é birra, vingança, ou pelo fato de o cão estar querendo chamar atenção. Porém, na maioria dos casos, quando analisamos as situações, está faltando uma rotina estruturada, um passeio mais longo, farejamento, atividades de enriquecimento ambiental. Às vezes também achamos que, pelo fato de o cão ter um amplo espaço em nossa casa, com quintal e tudo mais, ele não precisa sair, não sente falta de roer, de cheirar, de aprender. É um engano. Todo cão precisa ter uma rotina, todo cão precisa ser atendido em suas necessidades.
Você pode aproveitar o seu quintal, para modificar o espaço, enriquecê-lo; para proporcionar coisas novas, cheiros, distrações, passar um tempo fazendo atividades com o seu pet. Outra ideia é adquirir brinquedos apropriados e atóxicos, para preparar uma atividade que proponha desafios para ele, fazendo-o pensar, interagir com os recursos e com o ambiente. A Petgames tem uma gama de brinquedos para diversas finalidades, para todos os perfis de cães. Eles são especialistas nisso!
Além disso, possibilite ao seu filhão de quatro de patas, passeios diários com distrações, para que ele veja e sinta o mundo, que ele conheça novos cheiros, que desfrute das coisas naturais e assim, tenha uma vida com sentido, uma vida equilibrada.
O comportamento destrutivo, pode ser também um pedido de socorro; por isso, o pet usa os recursos que ele encontra na casa, para se distrair, para sair da monotonia. Ele não quer se vingar! Está procurando a atividade que você não deu a ele, e aí a almofada lhe pareceu uma excelente forma de extravasar. Então ele foi lá e a destruiu.
Se você precisa deixar o seu cão sozinho, ensine-o primeiro. Ofereça a ele brinquedos adequados para esse fim, tipo Kong e bonequinhas recheáveis (da Petgames), de forma que ele fique distraído na sua ausência. A chance de ele se comportar melhor e descansar, é muito maior quando você gasta a energia dele antes de sair de casa. Passe um tempo com ele, ensine-o, treine-o, utilize o reforço positivo. Não faça isso apenas um dia. Faça todos!
Ah, e se o seu cão não destrói e sabe ficar em casa sozinho, é um sinal de que ele tem uma rotina. Se ele não tiver, ainda que ele não tenha hábitos de destruir, construa uma rotina assim mesmo. Ele pode não estar demonstrando agora, mas pode ser um problema no futuro. Cuide disso!